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Toyota deve lançar o Corolla reestilizado até março deste ano.

Segundo apuramos durante o lançamento da linha 2018 do Etios, a Toyota vai lançar o Corolla reestilizado até março deste ano. O modelo seguirá o padrão da reforma europeia, enquanto o carro norte-americano enveredou por outro estilo. Conheça as cinco principais mudanças pelas quais passará o Corolla renovado!

 

Tapa no visual externo

O Corolla brasileiro e europeu chegava a ser tímido em relação ao arrojo do mesmo carro vendido nos Estados Unidos. Isso mudará um pouco a partir deste ano. O visual ficará muito mais elitizado graças ao contorno de leds nos faróis, que passam a ter projetores únicos no lugar dos blocos duplos do atual. Somado a isso, o para-choque também ganhou em esportividade, com defletores nas laterais e luzes de neblina incrustadas em uma moldura nervurada.

Nas laterais, apenas as maçanetas com apliques cromados e as novas rodas aro 17 se destacam, nada muito diferente do esperado para um facelift de meio de vida. Atrás, as lanternas têm novos elementos de leds e são marcadas pela divisão clara entre a porção transparente e a vermelha, marcada por uma régua cromada que invade a tampa - o friso prolongado é uma maneira de evidenciar a largura do carro, diz a Toyota.

A mudança será o suficiente para atualizar o visual da geração atual, lançada originalmente em 2014. Não faz tanto tempo assim, contudo, novos rivais como Chevrolet Cruze e Honda Civic chegaram com desenho mais ousado e estava na hora da Toyota se mexer para continuar a ser a líder do segmento no Brasil.

nterior mais refinado

Por dentro, o Corolla estava um pouco mais datado e foi beneficiado pela reforma. Olhe bem para o painel. As saídas de ar laterais ganharam formato arredondado, toque esportivo que combina com os instrumentos emoldurados por copos - o visor LCD do computador de bordo continua destacado ao centro, mas passa a ter melhor resolução.

O acabamento também parece melhor. A faixa central macia está mais comprida e chega a envolver os comandos do ar-condicionado digital, sem comandos giratórios como antes. Você é fã da praticidade do reloginho digital? Pois fique sabendo que o mostrador "estilo Casio" ainda está lá, só mudou de lugar e está à direita da central multimídia ou logo acima dela - posição que será mais provável no nosso mercado.

A segurança vai evoluir

A Toyota não confirma, mas é certo que o Corolla deve finalmente adotar os controles de estabilidade e de tração. A ausência das assistências eletrônicas não atrapalha o sucesso de mercado do sedã, cuja liderança entre os médios está longe de ser ameaçada. Porém, será uma forma de transformar o sucesso de vendas em sucesso de crítica. O sistema pode ser desligado ao toque de um botão, que ficará logo abaixo da alavanca de marchas. 

Claro que o Corolla renovado nacional bem que poderia aprender com o europeu, que ganhou um reforço e tanto de segurança ativa na nova geração. O facelift do Toyota estreou também o sistema de pré-colisão, capaz de parar o carro automaticamente, que trabalha em conjunto com o sensor de ponto-cego e assistente de leitura de placas. Sem falar do farol alto automático, capaz de baixar o facho de luz ao detectar tráfego contrário. Itens ainda distantes do sedã nacional. 

Mecânica fica como está

Mais feliz do que no Honda Civic, o casamento do motor 2.0 flex com a caixa CVT não mudará. O propulsor de 153 cv e 20,7 kgfm continuará associado ao câmbio capaz de simular sete marchas sequenciais (com borboletas no volante), um conjunto capaz de ir de zero a 100 km/h em 9,5 segundos, um tempo bom para um motor aspirado. A opção 1.8 de 144 cv e 18,6 kgfm também será mantida em cena, pois é a única que se enquadra nas regras de descontos para pessoas com deficiência - permanecem como única opção o CVT.

Ele ficará mais conectado

Ao menos na Europa, o sedã ganhou a nova central multimídia Toyota Touch 2, que é emoldurada por um filete cromado que dispensa os comandos físicos, substituídos por botões sensíveis a pressão. O equipamento recebeu funcionalidades como comandos por voz, informações de tráfego e disponibilidade de vagas em tempo real, conexão de internet e interação com o Google Street View. Porém, os sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto ficaram de fora - e é pouco provável que cheguem por aqui.

Publicada em 07/02/2017 - 15:07 por Autoesporte