Compartilhar Notícia

Carro híbrido da Toyota chega à quarta geração com design diferenciado e chama a atenção pela performance.

O Toyota Prius não é único apenas por ser o primeiro carro híbrido do mundo. Além de aliar o motor elétrico com o motor a gasolina, gerando assim economia e auxiliando o meio ambiente, o veículo oferece uma nova experiência ao motorista, mais emocional e sensorial, através de um design diferenciado.

Bem mais econômico do que os veículos de mesmo porte, o Prius não fica atrás em performance. Ele conta com o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota e combina um motor a gasolina de 1.8 com 98 cavalos com o outro elétrico de 72 cavalos. Em testes no Japão, acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos.

 

O automóvel híbrido e sua história

Os estudos sobre veículos híbridos começaram em 1968 e foram concluídos em 1997, com o lançamento, no Japão, do Toyota Prius, o primeiro carro que oferece os motores elétricos e a gasolina do mundo. Sim, são dois motores que trabalham simultaneamente ou separados, conforme a necessidade da estrada e o desejo do motorista. No Brasil, o Prius começou a ser comercializado em 2012.

É importante ressaltar que veículos híbridos são diferentes de veículos elétricos, que, no momento da recarga, precisam buscar uma fonte externa de energia. No caso dos híbridos, não há necessidade de parar para recarregar a bateria porque isso é feito automaticamente com o carro em movimento.

E o barulho? No Prius, a presença do motor elétrico resulta em um silêncio inigualável. Praticamente não se ouvem os ruídos do carro, proporcionando assim bem-estar para todos os ocupantes.

Comprovadamente econômico

O sistema híbrido do Toyota Prius é claramente mais econômico do que os modelos tradicionais. Comparado a um veículo do mesmo porte movido à gasolina, o Prius apresenta economia de 52% na cidade e 42% na estrada. Conforme o INMETRO, ele é o carro mais eficiente do país, com média de 18,9 km/l na cidade e autonomia de 812,7 km.

Para acompanhar essa eficiência, é possível registrar o consumo de combustível de diversas maneiras, calculando a cada 15 km, 30 km e levando em conta a última viagem do mês atual, os últimos quatro meses e até o mesmo mês do ano anterior.

O carro ainda vem com a função Eco Diary, que fornece uma lista diária e mensal de distância percorrida e consumo médio de combustível, e a Eco Wallet, que calcula o custo total com combustível e quanto o motorista economizou com gasolina em uma única viagem ou em um mês.

Beleza e conforto

Em sua quarta geração, o Prius foi totalmente redesenhado e ganhou linhas agressivas e modernas. O impacto é imediato, com a silhueta triangular transmitindo a sensação de movimento contínuo.

O teto foi reduzido em 20 milímetros e deslocado um pouco à frente, enquanto os novos faróis minimizam a área frontal e garantem, ao mesmo, uma potente iluminação em LED.

Internamente, o usuário também encontrará mudanças e mais conforto. O habitáculo é maior e os assentos foram redesenhados, com encostos posicionados para garantir a postura ideal dos ocupantes.

A tecnologia não fica apenas nos motores do Prius. Ele possui Smart Entry System nas portas dianteiras, permitindo o destravamento por proximidade da chave, e com o sistema de ignição simplificada, por meio do Start Button.

Além disso, o modelo dispõe ainda de carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos que têm essa tecnologia), sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.

Preocupação com o mundo ao redor

O motorista ganha com um carro econômico e o planeta sente os benefícios da tecnologia híbrida. O Prius é considerado uma referência mundial em baixa emissão de poluentes e emite cerca de 40% menos CO2 comparado a um veículo convencional.

O carro também possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Por todos esses motivos, em 2016 o Prius recebeu o selo Confet de Eficiência Energética.

Para o motorista, as vantagens também estão fora do carro. O Prius tem oito anos de garantia no sistema híbrido e redução da alíquota de IPVA no Rio de Janeiro e em São Paulo que pode chegar a 50%. Na capital paulista, o automóvel, justamente por ser híbrido, também está isento do rodízio de veículos.

Em 2017, a Toyota chegou à marca de 10 milhões de carros híbridos vendidos no mundo, sendo 6,1 milhões unidades do Prius, um veículo para quem tem atitude e é conectado com o mundo real.

Quer saber mais. Entre em toyota.com.br/modelos/prius/.

Publicada em 11/09/2017 - 16:20 por Autoesporte

Outubro/2015