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Sob a sintonia da dupla de motores, o Prius é o carro mais econômico do Brasil.

Uma experiência diferente ao dirigir: conviver alguns dias com o Toyota Prius nos provoca uma série de reflexões. Será a eletricidade o futuro dos automóveis? Por que esses carros não são incentivados no Brasil? A discussão em torno é ampla, cabe a nós dar as impressões que o híbrido proporciona. Já podemos adiantar que a breve relação foi ótima. O Toyota Prius, hoje na quarta geração, é construído sobre a nova plataforma modular da marca, chamada de TNGA.

Sob a sintonia da dupla de motores, o Prius é o carro mais econômico do Brasil, segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro. Avaliado pelo órgão, o híbrido registrou um consumo de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Sim, é o inverso da lógica comum dos carros “normais”. Isto se dá pelo fato de que em baixas velocidades, natural do trânsito urbano, o propulsor elétrico predomina, poupando combustível.

Ele é um carro híbrido formado por um motor elétrico de 72 cv e um a combustão do ciclo Atkinson que entrega 98 cv, com potência combinada de 123 cv. A dupla de propulsores se vale da transmissão CVT para tracionar as rodas dianteiras. Focado na sustentabilidade, o carro dispõe de uma bateria, que é carregada com a energia reaproveitada de desacelerações e freadas.

Outras tecnologias que valem mencionar no Prius são os faróis de LED, o recurso de liga/desliga do motor em paradas breves (mais um agente em prol da economia), os modos de condução Eco, normal e Power (e o EV mode, acionado por botão exclusivo), e ainda o carregador de telefone por indução, disponível no console. A central multimídia do híbrido está disposta em tela de 7 polegadas sensível ao toque, com TV digital, navegação, câmera de ré e interface com smartphones.

Suas linhas futuristas e a identificação com a sustentabilidade contrastam com o alto preço: R$ 123.950, defeito dos carros disponíveis no país. Numa tentativa vã de fechar a conta, o Prius oferece equipamentos como sete airbags, controles de tração e estabilidade, faróis, luzes de posicionamento e lanternas em LED; chave mãos livres, partida por botão, regulagem da lombar elétrica para o motorista.

Publicada em 04/11/2016 - 16:05 por Agência O Dia

Dezembro/2015