Compartilhar Notícia

Maior montadora do mundo já tinha 51,2% da Daihatsu. Objetivo é crescer no segmento de carros compactos.

A Toyota Motor, maior fabricante de automóveis do mundo, disse nesta sexta-feira (29) que comprará a participação que ainda não detém na unidade carros compactos Daihatsu, que é especialista nos chamados "kei cars" japoneses - carros com motor de até 660 cc.

O acordo de troca ações foi avaliado em cerca de US$ 3 bilhões (R$ 12,25 bilhões) e faz parte da estratégia para fortalecer sua investida no segmento de carros compactos para mercados emergentes.

As companhias pretendem desenvolver a Daihatsu como uma marca global enquanto focam em mercados em crescimento para carros compactos.

Carros de entrada estão se expandindo devido ao desenvolvimento econômico e veículos estão se tornando menores devido a preocupações ambientais e com trânsito.

Ao adquirir o controle total da Daihatsu, da qual já tem 51,%, a Toyota poderá expandir sua marca de baixo custo e capacitar a Daihatsu a adotar mais facilmente tecnologias de nova geração desenvolvidas pela Toyota.

A Daihatsu tem forte presença no Japão, onde divide a liderança do segmento de microcarros com a Suzuki, mas também exporta para Europa e América do Norte.

A Toyota irá adquirir a participação remanescente das ações da Daihatsu ao trocar 0,26 de suas ações por cada ação da Daihatsu. As ações da Daihatsu serão deslistadas depois de 26 de julho.

Publicada em 01/02/2016 - 17:35 por Exame