Compartilhar Notícia

A montadora revelou que o assento operado manualmente, estará disponível em três modelos de seus carros.

Em resposta ao rápido envelhecimento da sociedade japonesa, a Toyota Motor Corp., desenvolveu um assento de passageiro dianteiro projetado para ajudar idosos e enfermos na hora de entrar e sair do veículo, mesmo em estacionamentos apertados.

A montadora revelou que o assento operado manualmente, estará disponível em três modelos de seus carros – Porte, Spada e Sienta – a previsão de lançamento é para dezembro ainda deste ano.

“Queremos ajudar o Japão, que enfrenta um rápido envelhecimento da sociedade”, disse Shigeru Nakagawa, um funcionário da Toyota encarregado do planejamento de produtos, acrescentando que o assento terá um manuseio fácil.

O assento rotativo permite que o passageiro entre e saia do veículo mesmo com apenas 45 centímetros de espaço. O assento elétrico convencional da Toyota requer pelo menos 110 centímetros.

A Toyota espera vender 1.000 veículos da nova linha anualmente.

Depois de abrir a porta do veículo, o assento é rodado por outro passageiro e inclinado para baixo de uma forma que permite que os pés de um indivíduo idoso ou doente possa tocar o chão. O novo assento pode ser guardado após o uso em apenas três segundos, tornando mais fácil de usar, mesmo em dias chuvosos. O assento convencional leva 40 segundos para guardar.

Como parte de suas políticas para lidar com o envelhecimento da sociedade, o governo pretende incentivar as famílias a prestar cuidados em casa para membros idosos, ao invés de colocá-los em casas de repouso, reduzindo assim as despesas públicas em cuidados de enfermagem. Será que a ideia vem para o Brasil?

Publicada em 28/09/2015 - 11:21 por The Asahi Shimbun

Setembro/2015