Compartilhar Notícia

Entidade médica é a primeira a receber metodologia da Toyota para melhoria de processos de atendimento.

Uma experiência pioneira no País vai consolidar a parceria estabelecida entre a Toyota do Brasil e o Hospital Santa Cruz. A instituição médica está abrindo suas portas para receber ações do Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS), metodologia de práticas industriais da montadora, que será adaptada e aplicada na entidade para aprimorar o atendimento aos seus usuários.

A partir de setembro, uma equipe da Toyota vai avaliar e auxiliar o Hospital Santa Cruz na melhoria contínua de seus processos na área de Pronto Atendimento, visando diminuir o tempo de espera dos pacientes e otimizar o atendimento da equipe médica. O objetivo dessa parceria é que, após seis meses de capacitação, o método de processos seja incorporado pelo hospital em diversos departamentos, elevando a produtividade da equipe e proporcionando benefícios diretos ao público.

O TPS é uma filosofia de gerenciamento que otimiza a organização, atendendo às necessidades do cliente no menor prazo possível, com qualidade e a um custo menor. Além disso, é um sistema que pode ser aplicado a qualquer atividade dentro de uma organização.

“A Toyota, com essa iniciativa, pratica concretamente um de seus principais valores que é a contribuição contínua para o desenvolvimento da sociedade dos países onde atua. Transmitir nossos valores é um comprometimento presente no DNA da Toyota”, afirma Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

No primeiro momento, a equipe de TPS da Toyota vai acompanhar alguns pacientes do hospital no Pronto Atendimento, verificando o tempo de espera, a qualidade, a forma com que esses pacientes se deslocam pela área, entre outros quesitos. Após esse acompanhamento, uma sugestão de melhoria com metas estabelecidas será aplicada na entidade e novamente analisada. Caso necessário, novas contramedidas poderão ser aproveitadas para melhorar o desempenho da metodologia.

Este modelo de gestão já foi implementado em algumas entidades dos Estados Unidos e Canadá e apresentou resultados positivos nos atendimentos hospitalares da cidade de New Orleans após a passagem do furacão Katrina.

A parceria com o Hospital Santa Cruz, iniciada em 2014, já doou um Etios para a entidade e arrecadou R$ 155 mil durante jantar beneficente para apoiar a ampliação de áreas da unidade, melhorias na infraestrutura, entre outras necessidades da instituição.

“Estamos muito felizes com esse apoio para aprimorar nossa gestão. É de extrema importância para o Hospital Santa Cruz essa troca de experiências para aperfeiçoar nossos serviços, além de fortalecer o relacionamento entre as empresas japonesas no Brasil”, explica Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

Publicada em 23/09/2015 - 09:19 por Toyota

Setembro/2015