Compartilhar Notícia

De acordo com o estudo, o modelo está na primeira colocação, empatado com outros quatro modelos, que não são sedãs.

O Toyota Etios Sedan tem o mais baixo custo de manutenção do segmento no mercado, de acordo com o Índice de Manutenção Veicular, criado pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) Brasil.

De acordo com o estudo, o modelo está na primeira colocação, empatado com outros quatro modelos, que não são sedãs: Chevrolet Celta, Fiat Fiorino, Volkswagen Gol e Fiat Uno 1.4.

Para o estudo, o Cesvi analisou inicialmente os 45 modelos mais vendidos no país no último ano, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Esses veículos foram avaliados quanto ao custo de manutenção mecânica conforme dados fornecidos pelos fabricantes. O estudo analisou os componentes de rodagem e segurança que devem ser substituídos ao longo dos primeiros 100 mil quilômetros.

Ao final os veículos foram classificados em uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do valor do custo de manutenção. Os veículos mais bem avaliados atingiram 20 pontos. Quanto menor a pontuação, mais baixo é o custo de manutenção.

O cálculo do índice é baseado em uma fórmula que soma os custos dos componentes das manutenções preventiva e corretiva e os custos de mão-de-obra. Esses custos são levantados para cada modelo analisado até os 100 mil quilômetros iniciais.

Publicada em 24/08/2015 - 15:28 por Carpress