Compartilhar Notícia

Carro híbrido mais vendido no mundo já tem quase 30 anos. Nova geração deve chegar ao Brasil em 2016, ainda importada do Japão.

Primeiro carro com motor a combustão e outro elétrico a ser vendido em série no mundo, o Toyota Prius chega à quarta geração com quase 30 anos. O G1 deu uma volta no modelo antes mesmo do lançamento no exterior, no lendário circuito de Fuji, no Japão, que já recebeu etapas da Fórmula 1.

O novo Prius ficou um pouco mais comprido (60 milímetros), mais largo (15 mm) e mais baixo (20 mm) do que o anterior. A quarta geração do híbrido marca a estreia da arquitetura global TNGA, que dará origem a aproximadamente metade dos carros da Toyota até 2020.

Com ela, a montadora pretende não só dispor de uma plataforma que permita a produção de diversos modelos, o que significa redução de custos, mas que aceite também diferenciais entre esses carros.

Ela se destaca pelo centro de gravidade mais baixo, a fim de aumentar a estabilidade e tornar a dirigibilidade mais amigável. Os carros com essa arquitetura têm maior visibilidade na frente, por exemplo, e devem oferecer menor ruído na cabine, direção mais suave, e aceleração mais responsiva e linear na partida, o que o novo Prius, de fato, entrega.

Publicada em 02/12/2015 - 11:42 por Autoesporte