Compartilhar Notícia

A Toyota desenvolve veículos elétricos ultracompactos há anos.

A Toyota Motor vai criar uma unidade dedicada ao desenvolvimento de carros elétricos, no mais enfático apoio da montadora japonesa até agora à tecnologia em que foi pioneira.

A maior montadora de veículos do Japão afirmou nesta quinta-feira (17) que lançará no próximo mês uma unidade responsável por planejar estratégia da empresa para o desenvolvimento e comercialização de carros elétricos.

Inicialmente com quatro pessoas, a unidade será ampliada com engenheiros, designers e outros funcionários de vários setores da companhia, de acordo com a necessidade, afirmou a Toyota.

O anúncio ocorreu após a empresa, que tem investido pesado em veículos movidos com célula de hidrogênio (FCV), afirmar neste mês que gostaria de ter a opção de desenvolver veículos totalmente elétricos.

Apesar de rivais como Nissan, Volkswagen e Tesla estarem considerando veículos totalmente elétricos como os automóveis de emissão zero mais viáveis no futuro, a Toyota tem afirmado que prefere desenvolver veículos elétricos para transporte a curtas distâncias, dados o preço elevado das baterias recarregáveis e a demora no carregamento delas.

A Toyota desenvolve veículos elétricos ultracompactos há anos e o desenvolvimento de modelos para distâncias mais longas mudaria sua estratégia.

"A posição da companhia está mudando. Eles ainda falam sobre híbridos e células de combustível, mas eu creio que há o reconhecimento de que os carros elétricos a bateria estão conseguindo impulso agora", disse o analista Chris Richter, da Casa. "Vai demorar um bom tempo antes que as células de combustível sejam uma alternativa competitiva para os veículos."

Publicada em 28/11/2016 - 16:58 por Exame

Dezembro/2015