Compartilhar Notícia

Ele cabe na palma da mão e tem 10 cm de altura sentado.

A Toyota começará a vender no Japão um robô para fazer companhia aos motoristas durante viagens de carro. O Kirobo Mini custará 39,8 mil ienes (cerca de R$ 1.275) e poderá ser encomendado no final deste ano.

Ele cabe na palma da mão e tem 10 cm de altura sentado - a ideia é que encaixe no porta-copos dos carros, mas o tamanho reduzido também permite que ele acompanhe o donô em casa ou no trabalho, por exemplo.

Segundo a fabricante, o Kirobo vira a cabeça na direção de quem está falando, mexe os braços e é capaz de uma "conversa casual", incluindo temas relacionados ao carro e à casa, mas tudo em japonês, é claro.

Ele é conectado a um smartphone por meio de Bluetooth e tem uma câmera interna, o que permite que ele reconheça expressões faciais, mudando o "tom" da conversa de acordo com as emoções do companheiro.

"Queremos tratar do crescente problema social das pessoas que não têm ninguém com quem conversar", disse à agência France Press Moritaka Yoshida, um alto funcionário administrativo da Toyota, que além de fabricar carros está investindo milhões em robótica.

A maior montadora de automóveis do mundo informou que o robô também poderia ajudar a desenvolver tecnologia de veículos.

Publicada em 04/10/2016 - 11:14 por G1

Dezembro/2015